Corrente Alternada

Comentários e resenhas sobre discos, letras de músicas e filmes; com enfoque em aspectos depressivos.

Monday, August 07, 2006

Na dimensão da tragédia - Elvis! (1ª Parte)

Essa é a capa de um single lançado em Novembro de 1972 que contém "Always on my mind" - Acredito que a música tenha sido sucesso (é a única razão pela qual se lança um single); mas acho que o Elvis não gostava muito dessa música, pelo menos não fazia questão de cantar nos shows, o que torna ainda mais dramática essa descrição.
Sempre que vemos um documentário sobre o Elvis "Always on my mind" aparece em algumas circunstância bem definidas. Por exemplo: a) um ensaio com a "Menphis Mafia" em que três caras ensaiam com ele o refrão (não tenho bem certeza, mas acho que a idéia de gravar essa música foi do lendário 'Coronel') b) quando mostram cenas de filmes caseiros com a Priscila Presley c) quando mostram cenas do funeral. Mas porquê? Nos dois primeiros casos é bem óbvio. No primeiro porque é a gravação da música, e no segundo caso por causa da letra. Mas por que no enterro? É a dimensão da tragédia! Há diversas esferas nas quais cada fato ou peça de uma história de encaixa, e que lhe dá sentido. Nesse caso é a tragédia.
Essa música foi escrita por uma cantora country (bem medíocre, por sinal) chamada Brenda Lee, e jamais teria tido alguma importância se não fosse a gravação de Elvis. Claro, a música é boa (ainda assim a compositora não. Insere-se naquele caso de cantor de uma música só. E além do mais é feia...) Mas em todo caso, nem mesmo tendo sido gravada pelo Rei do Rock teria feito alguma diferença se não fosse a sua morte trágica. Aí está a sua significação! Por isso ela é usada quando mostram as cenas do enterro. O cantor personificou a música e deu sentido. Isso é a grandeza de um interprete. Infelizmente nesse caso ele só contribui com 50%; se bem que obviamente ele sabia que fim daria a vida dele...
Ele terminava todos os shows com "I can´t help falling in love with you", mas secretamente a sua declaração de amor era 'you are always on my mind'. Observe multidão de pessoas que vão a Graceland, ou ao seu túmulo, você acha que eles esqueceram Elvis?
Mas porque escrever tanto por causa dessa música? Em primeiro lugar porque não havia ainda falado de Elvis (e de certa forma foi ele que começou essa bagunça toda!), em segundo lugar porque a letra dessa música trata daquele sentimento de arrependimento e culpa tão peculiar da músicas que costumo comentar aqui.

Essa foto é de Novembro de 1972, ou seja, quando "Always on my mind" foi gravada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home