Corrente Alternada

Comentários e resenhas sobre discos, letras de músicas e filmes; com enfoque em aspectos depressivos.

Friday, July 21, 2006

Eric Clapton - Layla

É muito comum haver músicas sobre relacionamentos fracassados e etc... mais do que isso, chega a ser lugar comum. Mas amores não correspondidos são mais raros. É disso que se trata – Layla. Na realidade todo o disco “Layla and other assorted love songs”

Hoje, entretanto, vou comentar apenas essa muito conhecida música. Aqueles que nunca tinham ouvido certamente tiveram oportunidade na versão acústica (que eu particularmente não gosto. E aliás não faz mas sentido algum naquela altura...)

A história original, digamos assim, é um conto árabe muito famoso chamado “Layla e Majnum” que narra um amor impossível, no qual Majnum acaba por enlouquecer. É muito poético, não? Foi aí que Eric Clapton buscou a metáfora como descrever o seu amor impossível (?) por Pattie Boyd.

Veja bem, cantar a mulher de um amigo não é algo muito polido. Quando se trata da mulher de um Beatle, George Harrison, não é sequer conveniente. Mas e daí? Ele era Eric Clapton!! E além do mais ele transformou isso num ótimo disco.

Pattie Boyd – (Layla) – casou-se com George Harrison em 1966 e por volta de 1969 Clapton tornou-se amigo de George, mais ou menos na mesma época em que George Harrison, segundo consta, não era muito fiel ao casamento. Uma coisa leva a outra, e então Eric e Pattie também tiveram um certo ‘relacionamento’. Não muito duradouro, mas o suficiente para que Clapton ficasse os próximos anos insistindo, apesar de também estar casado, e ela de volta a Harrison.

A letra da música tem um pouco de todas essas coisas, e o que falta está nas outras músicas do disco. As partes de guitarra são todas de primeira qualidade; são furiosas, sensíveis e estilisticamente “Slowhand” – afinal essa é a sua marca registrada.

Um detalhe importante dessa música é que ela praticamente se divide em duas: Layla propriamente dita, e uma outra que começa com uma seqüência de acordes ao piano, que segue um longo solo de guitarra. Essa segunda parte na realidade é obra de Bobby Wittlock. É sensacional!

Em 1976 Eric Clapton e Pattie Boyd finalmente se casaram! Foram felizes para sempre? Claro que não. Mas acho que isso também não importa. Esse romance ainda rendeu muitas outras músicas.

Quanto a George Harrison, Eric Clapton e Pattie Boyd, continuaram sendo amigos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home