Corrente Alternada

Comentários e resenhas sobre discos, letras de músicas e filmes; com enfoque em aspectos depressivos.

Monday, August 21, 2006

Vozes Femininas na Guerra


"Does anybody here remember Vera Lynn?" Assim começa a letra de "Vera" do album "The Wall". Vera Lynn é uma cantora inglesa que desenvolveu sua carreira no tempo da 2º Guerra.
Sua música mais famosa é "We will meet again". Naquela época, embora paz fosse a palavra mais desejada, não havia um sentimento 'anti-guerra'. Vera cantava para os soldados expressando o desejo de que ao final da guerra eles se reencontrassem. Somente um tolo acreditaria que todos iriam se encontrar, muitos tombaram em batalha e por lá ficaram. Mas havia muito em jogo, a necessidade de libertar o mundo do terror nazista. Se as pessoas não estavam felizes com a guerra, pelo menos sabiam porque estavam lutando.
Outra voz que se ouvia, desta vez não na guerra mas antes contra, era Joan Baez. Eu não me interesso por Joan Baez, mas em todo caso é preciso citá-la ao falar da guerra do Vietnam. Aqui tem origem a chamada 'canção de protesto'. Sinceramente eu prefiro o folk puro, aquele que pode conter algum teor social, e até algum nível de engajamento, mas canção de protesto é de doer... Isso me faz lembrar do episódio dos Simpsons quando eles fazem protesto na usina nuclear e a Lisa Simpson reune-se com os 'manifestantes' na frente da usina e canta com o violão "they have the plant, but we have the power". É muito bobo!
Mas Joan Baez fez a sua carreira nos anos 60 e 70, e apesar de ser realmente uma boa cantora e do ativismo ser legítimo - pois afinal de contas na guerra do Vietnam ninguém sabia porque estava lutando - o engajamento das músicas Baez é muito chato e maçante.
Eu, pessoalmente, prefiro Vera Lynn.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home