Corrente Alternada

Comentários e resenhas sobre discos, letras de músicas e filmes; com enfoque em aspectos depressivos.

Wednesday, August 30, 2006

Círculos e Anéis



Em quase todas as grandes sagas anéis estão realcionados a poder: O Anel dos Nibelungos, O ouro do Reno de R. Wagner, O Senhor dos Anéis de Tolkien e outras tantas. E os círculos? Claro, também estão sempre presentes: O Círculo das Letras, Os Cavaleiros da Távola Redonda (é um círculo!), mas reparem como é sempre abstrata a idéia de cículo, e é bem exemplificado na clássica Stairway to Heaven onde mesmo associado a palavra "anel" não personifica nem poder nem algo concreto - "in my toughts I have seen rings of smoke 'thru the trees".
O círculo Polar Ártico Também é uma abstração, pode até ter uma certa lógica do ponto de vista latitudenal, mas é como as fronteiras: existem para sebermos onde é o limite as coisas.
No caso do Círculo Polar Ártico ele representa o isolamento ao norte. A solidão, o extremo ao norte do planeta. E porque não o Círculo Polar Antártico? Bem, até poderia ser, afinal também está incluido entre os 5 grandes círculos - o Equador, os Trópicos e os Círculos Polares - Mas o ponteiro da bússola indica para o Norte, não? Além disso não existe aurora boreal no Polo Sul.
Mas o mais importante é a idéia dos círculos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home